Como identificar os pensamentos ansiosos

Você começa a ter os seguintes pensamentos negativos:

  1. as pessoas pensarão que sou uma pessoa imbecil;
  2. seria horrível se alguém pensasse isso;
  3. eu não suportaria;
  4. devo ser um idiota;
  5. não há nada aqui para mim.

Bem, sua ansiedade esta funcionando muito bem. Constamos que as pessoas que tendem à ansiedade e à depressão têm maneiras de pensar que são típicas - que chamamos de distorções cognitivas. 

Isso simplesmente significa que você tende ao pensamento negativo. Podemos categorizar seus pensamentos negativos em estilos específicos. Por exemplo, se você pensa que alguém pensa que você é uma pessoa entediante (mas você não tem provas diretas disso), o que está acontecendo é a leitura da mente.

Observe a lista abaixo e veja se você está usando alguma dessas maneiras distorcidas de pensar:



1. Leitura da mente: você presume que sabe o que as pessoas pensam sem ter provas suficientes disso: "Ele pensa que eu sou um fracasso".

2. Previsão do futuro: você prevê o futuro negativamente; as coisas ficarão piores ou há perigo à frente: "Não vou passar na prova" ou "Não vou conseguir o emprego".

3. Catastrofização: você acredita que o que aconteceu ou o que acontecerá será tão terrível e insuportável que você não será capaz de aguentar: "Seria terrível se eu perde-se o emprego". 

4. Rotulação: você atribui características negativas a si mesmo e aos outros: "Sou uma pessoa que ninguém deseja". 

5. Supergeneralização: você percebe um padrão global de coisas negativas com base só em incidentes. "Isso sempre acontece comigo"; "eu sempre erro muito". 

Existem outras distorções cognitivas que postarei em outros artigos, por hora, pode ser útil escrever seus pensamentos de ansiedade e ver se você está fazendo distorções específicas. 


Estou à sua disposição.


Dr. Alex Tobias 

CRM/GO 28.098